domingo, dezembro 06, 2009

Dia de São Nicolau


Eu não acredito no Pai Natal. Mas ele existe: é o senhor representado no ícone acima. E hoje, 6 de Dezembro, é o seu dia.

O senhor chama-se Nicolau. Santo Nicolau. É (diz a wikipédia, site que raramente tem dúvidas e nunca se engana), "o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos." Mais: "É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 342." (Portanto, à boa maneira judaico-cristã, o que se comemora neste dia é uma morte... mas adiante, que isso são contas de outro rosário.)

Durante muitos anos eu, olhava para aqueles calendários que têm referências "canónicas" - e não achava piada nenhuma a essa coisa de ter, no meu aniversário, um obscuro Nicolau, em vez de um popular João, ou Pedro, ou António... Até que percebi que esse Nicolau é, afinal, figura carismática de todas as superfícies comerciais - grandes médias ou pequenas - e é especialmente apreciado por todos quantos têm emprego, e família, e patrões que lhes pagam o subsídio de Natal.

Bem haja, portanto, o Santo Nicolau. É fixe fazer anos neste dia! Desde que não me confundam com o Pai Natal, obviamente...

(E é por isso mesmo que não convém divulgar o que encontrei noutra fonte: "O dia de S. Nicolau era originalmente celebrado no dia 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes. Contudo, depois da reforma, os protestantes germânicos decidiram dar especial atenção a ChristKindl, ou seja, ao Menino Jesus, transformando-o no “distribuidor” de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro."

Chhhhhhhhiu!!! Não digam nada a ninguém!

Sem comentários: