quinta-feira, dezembro 10, 2009

Are "friends" electric? - perguntava Gary Numan, em 1979


Esta música tem 30 anos. É de 1979 - mas, de alguma forma, é também um dos temas "fundadores" dos anos 80. Não dos "míticos" anos 80 - dessa pseudo-"alegre e colorida" década inventada agora, talvez para fazer esquecer as agruras desta em que vivemos... Não: dos anos 80, anos 80 mesmo.

"Are "friends" electric?" aparecia no primeiro álbum de Gary Numan. Vinha na sequência de sonoridades desenvolvidas ao longo dos anos 70 por bandas como os Kraftwerk - mas tinha já qualquer coisa muito típica da década seguinte. Qualquer coisa "dark". Algo que podia até fazer lembrar o Blade Runner - não fosse esse filme de 1982...

Confesso que não gostei muito. Eu andava era a ouvir rockalhadas. Essa coisa da "pop electrónica" era, para mim, audível só no "formato" Buggles ou OMD.

Porém, como disse nos idos de quinhentos um grande poeta português, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança, todo o mundo é composto de mudança". E, como diz o povo, "para melhor muda-se sempre".

A chatice é que a mudança nem sempre é para melhor. Vejam como estamos agora, 30 anos depois desta canção.

Sem comentários: