Almada aderiu, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade. Na edição deste ano inovou, com o 1º Festival da Mobilidade - que foi o primeiro, também a nível nacional... - evento que, a 18 de Setembro, encheu as praças da Liberdade e S. João Baptista com várias actividades em simultâneo. Mas manteve, também, as iniciativas já habituais ("viagens a troco de lixo" e actividades de sensibilização ambiental, por exemplo).
Como principal medida de carácter permanente, inaugurou um novo parque de estacionamento coberto, na Avenida Bento Gonçalves. E assinala o Dia Europeu Sem Carros (22 de Setembro) com uma experiência para a futura pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
(ver programa completo no site da Câmara de Almada).
A Semana Europeia da Mobilidade teve origem em França, país onde desde 1998 começou a realizar-se um "dia sem carros". Em 2000 e 2001 a iniciativa internacionalizou-se e organizaram-se as primeiras edições do Dia Europeu Sem Carros. A partir de 2002 passa a realizar-se a Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro. (fonte: Agência Portuguesa do Ambiente)
Almada - município que aderiu logo em 2000 - teve, ao longo da década, importantes alterações na sua rede viária. Alterações que são consequência da implementação de um Plano de Acessibilidades (um estudo pioneiro no país, elaborado em 2002, que tem vindo a ser implementado de forma faseada, e com vicissitudes várias) e de um projecto que vinha dos anos 90: o Metropolitano do Sul do Tejo - ao qual me tenho referido diversas vezes, por exemplo aqui.
O parque de estacionamento da Avenida Bento Gonçalves era, à partida, um dos que seriam construídos - pelo "dono da obra" (Governo) ou pela concessionária (MTS) - para "apoiar" a rede de metro de superfície. No entanto, após anos em que o processo se arrastou sem que os parques fossem construídos, a Câmara de Almada decidiu assumir a implementação desses equipamentos.
(Todo este processo foi longo, complexo, não se resume em meia dúzia de linhas, e merece ser tratado com mais rigor e pormenor - e com recurso aos documentos publicados e disponíveis - noutra ocasião.)
O parque inaugurado agora (a 21 de Setembro de 2010), tem 2 pisos e capacidade para cerca de 140 viaturas. (Ver mais informação no site da ECALMA - Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação de Almada, entidade encarregue da gestão do equipamento).
Até ao final do ano devem entrar em funcionamento novos parques em: rua Luísa Sigeia (transversal à Avenida Bento Gonçalves, perto do Centro Sul); Laranjeiro (junto ao Mercado); Rua Capitão Leitão (por baixo do edifício da antiga Bepaliz, traseiras do Quartel dos Bombeiros); Campo de São Paulo (Almada Velha, nas imediações do antigo Teatro Municipal).
Assim que tiver mais novidades sobre o(s) assunto(s), conto-as. É uma promessa. Mas, se me distrair ou me esquecer, estejam à vontade para me lembrar. Não estou aqui para outra coisa que não seja servir (com informação) os meus caros amigos.
(ver programa completo no site da Câmara de Almada).
A Semana Europeia da Mobilidade teve origem em França, país onde desde 1998 começou a realizar-se um "dia sem carros". Em 2000 e 2001 a iniciativa internacionalizou-se e organizaram-se as primeiras edições do Dia Europeu Sem Carros. A partir de 2002 passa a realizar-se a Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro. (fonte: Agência Portuguesa do Ambiente)
Almada - município que aderiu logo em 2000 - teve, ao longo da década, importantes alterações na sua rede viária. Alterações que são consequência da implementação de um Plano de Acessibilidades (um estudo pioneiro no país, elaborado em 2002, que tem vindo a ser implementado de forma faseada, e com vicissitudes várias) e de um projecto que vinha dos anos 90: o Metropolitano do Sul do Tejo - ao qual me tenho referido diversas vezes, por exemplo aqui.
O parque de estacionamento da Avenida Bento Gonçalves era, à partida, um dos que seriam construídos - pelo "dono da obra" (Governo) ou pela concessionária (MTS) - para "apoiar" a rede de metro de superfície. No entanto, após anos em que o processo se arrastou sem que os parques fossem construídos, a Câmara de Almada decidiu assumir a implementação desses equipamentos.
(Todo este processo foi longo, complexo, não se resume em meia dúzia de linhas, e merece ser tratado com mais rigor e pormenor - e com recurso aos documentos publicados e disponíveis - noutra ocasião.)
O parque inaugurado agora (a 21 de Setembro de 2010), tem 2 pisos e capacidade para cerca de 140 viaturas. (Ver mais informação no site da ECALMA - Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação de Almada, entidade encarregue da gestão do equipamento).
Até ao final do ano devem entrar em funcionamento novos parques em: rua Luísa Sigeia (transversal à Avenida Bento Gonçalves, perto do Centro Sul); Laranjeiro (junto ao Mercado); Rua Capitão Leitão (por baixo do edifício da antiga Bepaliz, traseiras do Quartel dos Bombeiros); Campo de São Paulo (Almada Velha, nas imediações do antigo Teatro Municipal).
Assim que tiver mais novidades sobre o(s) assunto(s), conto-as. É uma promessa. Mas, se me distrair ou me esquecer, estejam à vontade para me lembrar. Não estou aqui para outra coisa que não seja servir (com informação) os meus caros amigos.
(sorriso e piscadela de olho, mas por extenso)
2 comentários:
acho que há tanta coisa por fazer em Almada, ainda por cima por termos sido dos primeiros aderentes, Vitorino.
uma das coisas que me faz mais confusão, é (ao contrário da Margem Norte) alguém que chega a Margem Sul de bicicleta, não encontra nem sinal de qualquer ciclovia, seja em que direcção for.
a mais próxima fica no Parque da Paz...
Tens razão: as ciclovias estão por fazer. Mas, a propósito, lembro que também essa questão tem andado embrulhada em muito "ruído" mediático.
Por exemplo: já li, mais do que uma vez, que as ciclovias estariam para ser construídas ao longo do trajecto do MST. Mas não é isso que está previsto no plano de mobilidade.
O plano previa várias ciclovias, algumas das quais (mas só algumas) coincidem com o traçado do metro. Para Cacilhas, por exemplo, o que está previsto é uma que passe pela Margueira, em direcção à Piedade (o que é lógico: trata-se de uma zona plana).
Essa até parece pouco complicada de implementar. Não sei porque ainda está por fazer.
Mas a verdade é que também ainda não procurei saber...
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