quinta-feira, novembro 20, 2008

Brasil-Portugal? Para mim dá (quase) sempre empate!


O que eu quero dizer com o título desta crónica é que, entre selecções de Portugal e do Brasil, pode vencer uma ou a outra que, normalmente, eu fico satisfeito. Se Portugal vencer, melhor. Se vencer o Brasil, não fico triste.

(Lembro-vos que nasci no Rio de Janeiro, mas a minha família vive toda em Portugal. E só recentemente adquiri a nacionalidade portuguesa. Logo, "torço" pelos dois países. E não apenas nestas coisas do futebol.)

Asim sendo, gostei muito do jogo de ontem. Portugal fez asneiras das que se pagam caro e o Brasil deu "show de bola" (ou, como se dizia antigamente em terras lusas, "deu um baile").

Claro que, não fosse um jogo "a feijões" talvez eu estivesse a apoiar mais a selecção das quinas. Como aconteceu, por exemplo, em 1991, no Mundial Sub-20, em Lisboa. Lembro-me que estava a trabalhar, a passar som nas Festas do Barreiro, a ouvir o relato do jogo na rádio - mas quando chegou a vez dos penáltis, qual trabalho qual quê: larguei tudo, fui a um café ali perto ver a coisa na TV e fartei-me de pular de alegria.

Já em 1994, nessa chatíssima final do Mundial entre o Brasil e a Itália, estava a torcer incondicionalmente pelo Brasil - e, em particular pelo goleiro Taffarel.

Em 1998 foi para esquecer... Aliás, nem vi o jogo: estava em Setúbal, na redacção da Sem Mais, sozinho, a fechar a edição do Jornal da Região, com um olho no écran do computador e o outro no écran da TV. Mas parece que não perdi grande coisa (humpf!...).

Enfim, a minha intenção não é estar aqui a maçar-vos com episódios da minha monótona vidinha.

O que eu quero mesmo é chamar a atenção para o "fair-play" e sentido de humor manifestado pela Embaixada de Portugal no Brasil. Lê-se no blogue da instituição (de onde, a propósito, retirei a imagem que encabeça este artigo):

«Confirmando a tradição de ser sempre o primeiro no Brasil, Portugal fez o golo inaugural na história no novo Estádio Bezerrão, na cidade do Gama, nos arredores de Brasília, no jogo amigável entre as selecções de futebol dos dois países, que inaugurou aquela instalação desportiva.»

O texto completo econtra-se aqui:

1 comentário:

Debaixo do Bulcão disse...

Uma piada de brasileiros sobre portugueses e, nese caso, sobre a selecção portuguesa:

"Final da Copa do Mundo 2010 entre Brasil e Portugal" (o que, digo eu, já é logo metade da piada, mas adiante...) "livre direto contra Portugal. Ronaldinho Gaúcho vai bater. Os jogadores portugueses formam barreira, mas de costas para a bola. Aflito, o goleiro português berra-lhes "não, não!... estão a fazer tudo mal! virem-se lá para a bola!" E respondem os jogadores da barreira: estás parvo ou quê? Achas mesmo que iamos deixar de ver este golaço?"

Fair-play e sentido de humor nunca fizeram mal a ninguém...