segunda-feira, abril 28, 2008

Todos os anos é a mesma tristeza…


Com o tempo quente a chegar mais cedo, muita gente começa a ir às praias portuguesas fora da época balnear…
E, todos os anos, se tem falado na necessidade de antecipar a época…
E, todos os anos, continuam a morrer pessoas nas praias, por falta de assistência.

Transcrevo um texto de alguém que, no passado fim-de-semana, assistiu a mais uma dessas tragédias, na Costa de Caparica.


«Morreu um jovem de 20 anos na praia, e estive a socorre-lo. Infelizmente não o reanimámos...
E os concessionários querem ajudar...mas haverá nadadores salvadores...? Neste momento sem o curso às três pancadas que os concessionários se vem obrigados a dar em parceria com o ISN, para combater a falta de nadadores todos os anos... às três pancadas pois há gente que nem sabe nadar que passa neste curso... o ultimo do ano.

Enfim, basta irem ao teste do primeiro dia para verem a vergonha que é...na realidade não existem nadadores salvadores neste país, existem meros peões entre interesses entre concessionários e marinha... um nadador salvador...vejam o que é....procurem: surf life saving na net!!!!!!! A tal imagem do nadador salvador, sentado, dependente dos bares de praia tem de mudar, e para isso é preciso haver mudanças na forma como toda essa estrutura está organizada. “Life Saving Clubs”, procurem na internet.

É um assunto que me toca muito, já que conto com mais de 100 salvamentos e não posso desempenhar, partilhar, o que aprendi, etc. porque não existem estruturas…..já para não falar dos jogos tipo Iron Men, as jornadas, simplesmente espectaculares…triatle, etc…»

Daniel Telmão,
No blogue Mudanças Hábitos Sociais
criar-escrita.blogspot.com/

1 comentário:

Madalena Barranco disse...

António, que triste... Com tanta gente querendo trabalhar, bem que poderiam as autoridades caprichar nos guarda-vidas (aqui chamamos assim os nadadores), que pertencem ao Corpo de Bombeiros. Beijos.